sábado, 24 de dezembro de 2011




Como não fazer um Fluxo de Caixa


Na construção de uma planilha de Fluxo de Caixa os principais erros que se cometem são:


Criar uma pasta diferente para cada mês para recebimentos de receita.
Criar uma pasta diferente para cada mês para pagamentos de despesas.

O que se deve fazer é criar uma pasta única para recebimentos e uma pasta única para pagamentos já que o que diferencia o mês é a coluna de data. Para que criar doze pastas para manipular as contas de receita e mais doze pastas para controlar as contas de despesa?

Quando me deparo com produtos com essa característica fico realmente preocupado com a fidelidade do resultado do trabalho, pois não há nenhuma garantia que os resultados da soma de 24 pastas estão devidamente consolidados.

Sem contar que o trabalho para agrupar as receitas e despesas mês a mês passa ser do usuário, isto é, o usuário é que trabalha para o computador. Pior disso tudo que é muito comum encontrar produtos que dizem ser profissionais usando esse critério lastimável de construção.

A situação de uma planilha pode ficar ainda mais crítica quando a construção da planilha de Fluxo de Caixa obriga o coitado do usuário, lançar valores dia a dia por colunas e não por linhas, neste caso prefiro até não manifestar meu ponto de vista. Fico imaginando a praticidade na hora de fazer a conciliação dos lançamentos da planilha com o extrato bancário. Que tal solicitar ao banco que desenvolva um extrato bancária por colunas e não por linhas?

A informática evoluiu muito após a criação do banco de dados e ainda mais quando os bancos de dados foram melhorados para as versões BD relacionais onde a integridade relacional de dados pode ser facilmente mantida sem a intervenção da lógica do programador.

È lamentável perceber que a criação de planilhas não sofreu essa evolução e competente mudança até o momento. Excelbdi - BDI base de dados inteligente vem tentando mostrar que é possível criar aplicativos avançados com a mesma eficiência dos bancos de dados, usando os conceitos básicos de programação aliados a evolução do Excel até a versão atual, sem perder de vista que o principal de qualquer trabalho é a simplicidade.

Assista uma demonstração da planilha Fluxo de Caixa Forecast , que alia a metodologia de construção e a simplicidade na operação, onde o usuário participa de forma simples e prática na alimentação de apenas duas pastas de movimentos: Recebimentos e Pagamentos sem a menor possibilidade de erro na apresentação de valores consolidados.

Excelbdi "BDI - base de dados inteligente" é a evolução em construção de planilhas com o uso do Excel, faça o curso Excelbdi e torne-se um Excel Specialit, não somos Microsoft Provider, ao contrário da complexidade das 343 funções que a Microsoft vem atribuindo ao produto, somo adeptos a simplicidade onde apenas 16 funções, 2 recursos e 3 controles de formulários são suficientes para criar produtos avançados sem a menor possibilidade de erro.















WhatsApp: 82 99172-1767

Visite nosso site: excelbdi

Nenhum comentário:

Postar um comentário